sexta-feira, 27 de abril de 2012

COMO ESTÃO ESTRUTURADOS NOSSOS PROGRAMAS ESCOLARES?


Educação Para Uma Sociedade Em Transição



As disciplinas são apresentadas segundo normas rígidas, e baseiam-se em códigos precisos e estilos bem definidos. Dizemos que têm seu método próprio. Naturalmente o objeto de investigação disciplinar é delimitado pelo seu método. Normas, códigos, estilos e métodos são parte do que se chama a epistemologia própria a cada disciplina. Na matemática se nota isso muito bem e se reconhece facilmente os padrões epistemológicos aceitos pela coletividade dos matemáticos. Pretende-se saber o que é e o que não é um objeto ou um fato matemáticos.

A complexidade dos fatos naturais, das sociedades e dos fenômenos faz com que seja necessária a aquisição de conhecimento, de práticas e de resultados obtidos nas várias disciplinas. Isto, que é praticado em nossos programas escolares, chama-se multidisciplinaridade. As escolas são, com exceção de algumas escolas profissionais, multidisciplinares.

Trecho extraído de Educação Para Uma Sociedade Em Transição, EDUFRN, p.78/79.


Visite todos os nossos posts e assine o nosso feed.
_______________________________________
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ubiratan D'Ambrosio - Poços de Caldas, 1 de julho de 1969